Vale a pena terceirizar?
Áreas de grande circulação tais como Shopping, lojas, igrejas, academias, escolas, aeroportos, condomínios, indústrias, jardins, onde as pessoas trabalham, estudam e convivem de alguma forma. São locais que exigem um cuidado especial no quesito limpeza e conservação.
Se você é responsável por algum desses espaços, deve saber que a atenção com esses fatores é constante. Mas qual é a importância disso para a instituição? Como formar uma equipe de limpeza eficiente para garantir um padrão de qualidade nos serviços? E quanto à terceirização? É uma alternativa vantajosa? Como avaliar um bom prestador de serviços de limpeza e conservação?
Quão importante é a limpeza e conservação?
Viver ou frequentar um local sem as condições ideais para a preservação de sua saúde, segurança e bem-estar é bem difícil. Gostamos de ambientes limpos e conservados, e isso envolve muitos cuidados com esses serviços nos lugares em que as pessoas estudam, trabalham, realizam suas atividades e convivem no dia a dia.
Mas quando falamos sobre lugares que concentram a presença e a circulação de uma grande quantidade de pessoas, esses cuidados ganham outras dimensões.
Entenda a importância de uma conservação cuidadosa:
• Contribui para manter o padrão de serviços e da produtividade.
O primeiro aspecto que torna a limpeza e conservação importantíssimos é a manutenção do padrão de serviços do empreendimento. Geralmente, essas atividades não interferem diretamente nas atividades operacionais do local, mas influenciam na percepção do ambiente.
Um escritório que não foi devidamente limpo, por exemplo, não impede que o profissional faça seu trabalho. Porém, o incômodo causado pela situação deixa o ambiente desagradável para funcionários e ainda interfere na produtividade dos mesmos.
Basta ver a sensação de desânimo e cansaço que sentimos em um local mal iluminado e desorganizado. De forma contrária, um ambiente limpo, arejado, iluminado e bem conservado promove uma disposição diferente, trazendo impacto sobre a produtividade.
E não se trata apenas de um efeito psicológico, embora ele seja muito importante. Limpeza e organização ajudam os funcionários a encontrarem documentos, objetos e ferramentas com facilidade, fazendo com que as tarefas do cotidiano sejam realizadas rapidamente.
• Gera uma avaliação a respeito da atuação dos administradores.
Qual é a percepção que os moradores de um condomínio têm de seu síndico quando as áreas comuns são mal cuidados, não apresentam uma limpeza adequada, os objetos estão desgastados e não são substituídos e a portaria não funciona bem, deixando os moradores vulneráveis? Ou o que os usuários de um aeroporto ou de um shopping center dirá a respeito da administração quando os banheiros estão permanentemente sujos e malcheirosos, o lixo não é recolhido na periodicidade necessária, os vidros, espelhos e outros elementos de design vivem manchados e a área verde está abandonada?
Seja um público externo ou interno — serão impactados negativamente pela falta de conservação do ambiente. E a primeira percepção, é colocar em dúvida se aquela instituição é realmente a mais adequada para a prestação do serviço desejado.
• Fere a imagem da instituição.
Uma outra questão a ser observada é a imagem da empresa. A tão desejada credibilidade dificilmente será conquistada quando há um ambiente desorganizado, mal higienizado ou com falhas na manutenção.
Isso vale especialmente para organizações como indústrias, aeroportos, instituições de ensino, entre outras. A imagem tem um papel fundamental na construção da credibilidade de uma marca ou serviço. Portanto, ela deve ser uma questão prioritária.
O mesmo vale para shoppings, aeroportos, supermercados, academias. Afinal, são espaços onde as pessoas circulam e gostam de ver tudo devidamente limpo e organizado.
Em ambientes que lidam com alimentos, esse cuidado precisa de muito mais atenção. A presença de sujeira ou até mesmo a detecção de parasitas ou animais perniciosos, além de apresentar riscos à segurança alimentar, pode arruinar a reputação de um estabelecimento.
Muitas pessoas hoje possuem uma câmera fotográfica ou filmadora no bolso. Imagine uma foto de um inseto na vitrine de uma lanchonete, isso poderia rapidamente viralizar causando grandes prejuízos à empresa. E isso não acontece somente em supermercados e restaurantes.
Qual a impressão de um cliente ao frequentar uma academia, local procurado para cuidar da saúde, e percebe que o ambiente não apresenta condições mínimas de higiene ou os equipamentos oferecem qualquer tipo de risco aos clientes?
É fácil perceber que essas situações podem provocar prejuízos praticamente irreversíveis à imagem de uma organização.
• Envolve questões relacionadas à segurança.
Uma manutenção precária coloca pessoas que utilizam aquele ambiente em risco. Qualquer acidente causado por falhas na conservação acarretará punições, comprometendo o funcionamento ou a sobrevivência da empresa.
A organização desse trabalho exige muita dedicação, conhecimento e profissionalização justamente o que a Logmans pode oferecer aos seus clientes.
Entendeu como é importante cuidar da limpeza e conservação de um ambiente? Conte com a Logmans para isso!